terça-feira, 5 de outubro de 2010

NOTAS SOBRE A ARTISTA...



Segunda, 08 de Março de 2010 00:00
Identidade depende de vários fatores
  
Morena, magra, alta, com uma cintura fina, quadril largo e os seios pequenos, a figurinista, maquiadora e cabeleireira Mayza Becker, 29, disse ter cabeça de mulher desde criança, época em que, escondida, vestia roupas da mãe e da irmã. Na época em que estava buscando a sua identidade, se sentia atraída por tudo que era feminino, como roupas, acessórios e maquiagem. “Na rua, quando eu estava com a minha mãe, amigos dela chegavam a me confundir com a minha irmã mais nova, já que sempre tive traços femininos”, lembrou.

Esta identificação de Mayza com a figura feminina aconteceu durante a formação da sua identidade cultural, que, de acordo com o psicólogo clínico Barth Nigro, especialista em Gestalt e Terapia Sistêmica Familiar, é subjetiva e depende de uma série de fatores que, ao longo do tempo, determina a identidade do sujeito.

“O homem é o único animal que tem dois nascimentos. O primeiro é biológico e o segundo, cultural. Por ser subjetiva, a identidade cultural faz com que ele possa se identificar com o corpo masculino ou feminino. A pessoa se identifica com essa tendência e ele vem sendo substituída, de forma subjetiva, de acordo com o ambiente familiar, dos amigos, da escola. A identidade do sujeito depende de toda a rede de convivência, não existe um fator único”, detalhou o psicólogo.

Apesar da imagem da mãe da figurinista ter influenciado até a sua formação profissional - Mayza aprendeu a costurar com a mãe -, Barthô Nigro explicou que a formação da identidade cultural independe de, no ambiente familiar, existir uma imagem forte do pai ou da mãe. “Algumas pessoas podem ter um pai presente, com uma figura marcante, e não se identificar com esta tendência. Existem pessoas que são criadas pelo mesmo casal e constroem identidades diferentes. Cada um constitui de uma forma a sua identidade e ela vai sendo formada até o fim da nossa vida”, salientou.

FOLHA DE PERNAMBUCO DIGITAL:   http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/554852

4 comentários:

  1. É o que sempre digo, tem muito mais coisas que formam um carater de uma pessoa. Não apenas a educação vinda de casa. A outros fatores externos, que conforme o tempo e acontecimentos, vão nos moldando, para decidir o que seremos.

    Esta muito cerca nesta colocação. Foi muito feliz!!

    Enfim;

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. E o homem vai se moldando conforme a vida vai lhe apresentando os caminhos!

    Estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante essa idéia da formação da identidade cultural de uma pessoa. É curioso como existem casos em que numa familia com pai e mãe totalmente diferentes em sua personalidade tenha filhos e filhas que, de certo modo, sejam bem mais diferentes deles, sabe, mesmo mantendo características dos pais. As vezes é caso de como é a receptividade da pessoa influência externas também.

    ResponderExcluir
  4. Se precisar de um logotipo mais profissional, estamos a disposição...

    LEGAL TEU BLOG... TO SEGUINDO.. SEGUE-ME
    LUCRE COM SEU BLOG:
    www.psdesigner.com.br/revendedores.php

    CADASTRANDO-SE NO SISTEMA, SEU BLOG É
    DIVULGADO AQUI!
    www.psdesigner.com.br/blogs.php

    SIGA-NOS:
    www.psddesigner.blogspot.com
    OBRIGADO....

    ResponderExcluir